sábado, 2 de abril de 2011

PROGRAMA RECICLAR - BANRISUL



Ciente de sua responsabilidade social e preocupado com as questões ambientais, o Banrisul criou, em 1995, seu primeiro trabalho voltado para a preservação ambiental - o programa Banrisul Resgatando a Natureza. Durante os meses de verão, nas principais praias do Rio Grande do Sul, mudas de árvores e flores nativas eram trocadas por lixo seco que, posteriormente, era encaminhado para entidades recicladoras locais.
Em 2001, o Banrisul criou o Programa Reciclar e voltou-se para o público interno, ou seja, seus colaboradores. Este Programa tem como objetivo buscar   a educação ambiental e a preservação de recursos naturais, através do esclarecimento de conceitos de reutilização pelo reaproveitamento e reciclagem de resíduos produzidos no Banco, visando com isso a conscientização sócio-ambiental. 

Ao longo do tempo, o Reciclar Banrisul alcançou uma dimensão social, tornando-se instrumento de geração de emprego e renda para comunidades de recicladores, usinas de reciclagem, ONGs e associações de bairros, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento social.
Sensibilização + Mobilização = Comprometimento = Sociedade mais justa e economicamente sustentável
O investimento no Programa Reciclar Banrisul é destinado à produção de material de divulgação e de peças teatrais, à participação em eventos e à promoção de atividades internas. A receita que resultou das estratégias implantadas (venda de papel inservível e de sucatas, reutilização de cartuchos de toners e orientação racional ao uso de insumos de limpeza) é seis vezes maior do que o investimento feito até os dias atuais, o que garante a auto-sustentação financeira.
Conheça os resultados desde a implantação:
  • 3.017 t de papel vendidos à Embapel/RS, equivalendo a 43 mil árvores poupadas;
  • 178,5 kg de doação de papel para 20 instituições no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, beneficiando, aproximadamente, 3.134 pessoas - Associação de Recicladores, APAEs, escolas, Lions e ONGs;
  • 20.660 lâmpadas fluorescentes destinadas à Brasil Recicle/SC;
  • 31.000 pilhas destinadas à reciclagem na empresa Anec Eletrônica/POA e nos representantes autorizados, respectivamente 
Iniciativas do programa, que direcionam de forma adequada os resíduos do Banco e resultam em menor impacto ambiental, contribuem para o resgate da cidadania e o bem-estar social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário